quarta-feira, 7 de julho de 2010

CHIENS DE FAUCON CHIENS D’OYSEL CHIENS D’ARRÊT – G. DE MAROLLES


G. de Marolles - "Chiens de Faucon Chiens d'Oysel Chiens d'Arrêt", Éditions de L’Éleveur, Paris, 1922 [clicar em MENU-FULL para ler em ecrã total]

G. de Marolles, aliás Commandant Marie-Eugéne Gaston Martin de Marolles [25 de Outubro 1865-6 de Outubro 1949] - que AQUI já fizemos anotação -, neste "Chiens de Faucon …", peça bibliográfica de referência, levanta importantes questões e pronuncia algumas ideias curiosas, como a que resgatou (quase em definitivo) a hipótese, tornada como "dogma", da incompatibilidade do chien courant e do chien d'arrêt. De facto, a elegância e (mesmo) algum brilho retórico evidenciado pelo Comandante Marolles faz escola entre algum público estudioso da origem e debate do cão de parar. E exerce, mesmo, a mais suave das cumplicidades, quando ao divergir instrumentalmente de W. Arkwright [p. ex., ver pp.29-39], vai sabendo camuflar, bem ao género epidíctico, a sua relutante incomodidade e aversão á tese exposta pela historiografia espanhola sobre o assunto, a quem se dirige especialmente.

Deixamos, por muita utilidade, um texto-comentário sobre o livro de Marolles que Américo Caseiro vigorosamente nos brindou neste post [sublinhados nossos]

"Com muita brevidade G. de Marolles apresenta como teses principais:

O chien d'arrêt terá uma origem ancestral remontando aparentemente ao mesolítico ...

O chien courant e o chien d'arrêt opõem~se incompatível e radicalmente da morfologia ao comportamento

Assim, o que está em causa é o combate contra a "tese do enxerto" do chien d'arrêt no chien courant num processo evolutivo.

A hereditariedade e a transmissão de caractéres não são reportadas a uma teoria específica, são racionalizadas em termos gerais e reportadas ás teorias pré-mendelianas.

"Chiens de faucon..." não suporta os resultados a que chegaram os autores que posteriormente investigaram a falcoaria, com destaque para a falcoaria árabe antiga, e as caças romanas e gregas antigas (cujos resultados são resumidos por [Jacques] Bugnion, "Les chasses médiévales")

Resulta, assim que "Chiens de faucon, chiens d'oysel, chiens d' arrêt" (1922), é o anti-Piétrement, o against Toussenel, em relação à origem do chien d'arrêt e é uma rejeição do transformismo. G. de Marolles nunca refere Darwin que é para aqui chamado porque pode ser esclarecedor. De facto, G. de Marolles demonstra lacunas de conhecimento, demonstra desconhecimento e confusão - usa e cita discípulos e seguidores mais que assumidos de Charles Darwin, como Romanes, Varigny e outros autores menos conhecidos como, por ex., Hachet-Souplet, não os reconhecendo como darwininos ortodoxos puros e duros. Isto determina um grau de inconsistência que atinge o grau do intolerável na argumentação das suas teses. G. de Marolles acaba por pedir a intervenção dos professores du Museum (Varigny, etc. quase todos darwinianos, evolucionistas,...) para que ponham termo urgentemente ao descalabro da "teoria do enxerto" professada por Piétrement e Toussenel, em nome do perigo público que esta teoria , na sua opinião, representa.

Patrick Tort, autor do conceito de "complexes diiscoursifs" (são determinadas estruturas reiterativas, são enunciados que reaparecem, que se repetem e que, assim, vão sendo retomados veiculando ideologias para-científicasnos discursos e nos textos), tem em adiantada preparação, Histoire du darwinnisme en France que é uma crono-bibliografia analítica comentada de todas as publicações francesas com relação directa ou mediada com a teoria darwiniana entre 1900 e 2003. Certamente que comentará "Chiens de faucon, chiens d' oysel, chiens d' arrêt".

Porque não esclarecer a questão do "chien de quête avec...", antecessor do chien d' arrêt, de G. de Marolles; porque não recentrar a problemática da origem do "chien d' arrêt", etc., com o Chap. 5 - The physical conformation of a breed e Chap. 6 - Behavioral conformation. Differences in the Behavior of Dogbreds, etc. que constam dum livro que apareceu, já não tão recentemente como isso, - um livro importante, original inglês : "Raymond Coppinger & Lorna Coppinger, Dogs: A new understanding of Canin Origin, Behavior and Evolution, 2001, 2002,..."

0 comentários: