domingo, 18 de fevereiro de 2007
LIVRO DE FALCOARIA DE PERO MENINO
Livro de Falcoaria [Manuscrito] por Pero Menino
"Cópia do séc. XVI, em letra da mesma mão, da versão do tratado copiada e integrada, no séc. XVI, por Francisco de Mendanha, prior do Mosteiro de S. Vicente, no seu 'Livro de Cestraria', obra conhecida através de um códice adquirido em Lisboa, no ano de 1589, por um inglês e hoje depositado no Museu Britânico (ms. 821, do núcleo Sloane), onde entre outros tratados deste tema compilados por João da Costa, prior de Santa Cruz de Coimbra, aparece este tratado numa versão abreviada a que falta um capítulo, como nos dá conta Gunnar Tilander. A sua última cópia conhecida foi feita por Domingos da Costa em 1617, constituindo a mais completa versão disponível do texto de Pero Menino (BN: ms. 518 POMB), faltando ao códice em tratamento o prólogo, a segunda tábua referente às 'mezinhas e soldas que sam compridoiras, e enfermidades dos falcões e das outras auves caçadoras' e os últimos seis capítulos (...)
Trata-se de um tratado sobre enfermidades das aves, nomeadamente dos falcões, e respectiva terapêutica médica e cirúrgica. Consta de 24 capítulos e foi composto no séc. XIV, a pedido do rei D. Fernando, por Pero Menino, seu falcoeiro. Entre os tratados medievais sobre o mesmo tema e escritos em português, este foi o que alcançou maior autoridade e difusão, tanto em Portugal, como em Castela. Foi traduzido para castelhano entre 1385-1386, pelo chanceler Pero López de Ayala, o qual incorporou este tratado no seu 'Libro de la Caza de las Aves' (1386). Posteriormente, no séc. XV, voltou a ser traduzido por Gonçalo Rodrigues de Escobar, num texto parcialmente editado por Gunnar Tilander, e foi aproveitado por Johan De Sant Fagund, falcoeiro de D. João II de Castela, no seu tratado de falcoaria; citado por Gonzalo Argote de Molina (Nobleza de la Andaluzia, Sevilha, 1588). Em português foi utilizado por por Diogo Fernandes Ferreira (Arte de Altaneria, Lisboa, 1616) (cfr. Dicionário da literatura medieval galega e portuguesa)
Pero Menino (13--) foi falcoeiro de D. Fernando. Sabe-se que em 1382 e 1385 morava em Santarém ou no seu termo, onde possuía bens. Os seus bons serviços e muito provavelmente a sua obra sobre falcoaria, valeram-lhe benevolências por parte dos reis D. Fernando e D. João I, documentadas em cartas datadas de 1382 e 1385, presentes nos libros de Chancelaria de D. Fernando (Liv. 3, f. 28 v.) e da Chancelaria de D. João I (Liv. 1, 86 v. e f. 115) (cfr. Lapa, M. Rodrigues - Livro de Falcoaria de Pero Menino, p. VI-VII, em nota)
Inicialmente atribuída a Mestre Geraldo por Nicolas António, Barbosa Machado, Gabriel Pereira e Carolina Michaëlis de Vasconcelos, veio-se posteriormente a esclarecer a autoria de Pero Menino com a descoberta e edição da cópia contida no ms. 518 da secção Pombalina da Biblioteca Nacional de Lisboa, por Manuel Rodrigues Lapa, onde consta o nome do autor no prólogo (cfr. ms. 518 POMB, f. 30)
Serviu de base à edição feita por Gabriel Pereira com o título: Mestre Giraldo: tratado das enfermidades das aves de caça (segundo um manuscripto do seculo XV), Lisboa: Off. Typographica, 1909 (Sep. da Revista Lusitana, XII, 1909)
Datação foi estabelecida com base na marca de água do papel de ca 1496 (cfr. Ataíde e Melo, n.º 4), muito embora os estudos sobre a obra refiram tratar-se de uma cópia feita no séc. XV.
Autor e obra referidos em: Dicionário da literatura medieval galega e portuguesa / org. e coord. Giulia Lanciani, Giuseppe. - Lisboa: Caminho, 1993, p. 408-409; Pereira, Esteves - Diccionário histórico, chorográphico, heraldico, biográphico, bibliográfico, numismático e artístico III, 725; B. Machado 2, 353; Cepeda, Isabel Vilares - Bibliografia da prosa medieval em língua portuguesa. - Lisboa: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, 1995, p. 118; Casa dos Livros de Beja: doação de Frei Manuel do Cenáculo à Real Biblioteca Pública da Corte / [org.] Biblioteca Nacional. - Lisboa: BN, 2006, p. 48
Estudos sobre a obra: Vasconcelos, Carolina Michaëlis de - Mestre Giraldo e os seus tratados de alveitaria e cetraria, In Lisboa: Imp. Nacional, 1910 (Sep. da Revista Lusitana, XIII, 1910, 149-432); Lapa, M. Rodrigues - Livro de Falcoaria de Pero Menino, Coimbra, Imp. Da Universidade, 1931; Tilander, Gunnar, Acerca del 'Livro de falcoaria' de Pero Menino, in Revista de Filologia española, 23 (1936), 255-274; Leite, António Pedro de Sousa - O Bispo de Lamego D. João da Costa e a sua copilação de livros de cetraria no manuscrito Sloane 821 do Museu Britânico, Lisboa: Academia Portuguesa de Ex-líbris, 1967 (Sep. do Bol. da Academia Portuguesa de Ex-líbris, A. 12, nº 39)"
[in Biblioteca Nacional]
Etiquetas:
Falcoaria,
Pero Menino,
Rodrigues Lapa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário