José Paulo de Mira e Carvalho [1808-1883?]
"José Paulo de Mira e Carvalho, nasceu na Vidigueira, a 29 de setembro de 1808. Filho do desembargador José Paulo Teixeira de Carvalho e de D. Francisca Peregrina de Mira. Abastado proprietario, entregando se com paixão ao estudo e aos exercicios venatorios. Vivia na sua casa em Evora, e constava que tinha recusado varias mercês honorificas. Os opusculos, impressos por diligencias e instancias de amigos, têem tido limitadissima tiragem, e o auctor deixava os correr sem retoques, observando que elle não os escrevera para o publico mas para se distrahir. Morre em Evora, creio que em 1883 ou 1884"
Obras: Uma noção da caça do javali. Evora, na typ. do governo civil, 1872. 8.º gr. de 43 pag., e 1 de errata. No fim as iniciaes do auctor / Alguns preliminares para a caçada dos pombos bravos. Ibi, na typ. de Francisco da Cunha Bravo, 1873. 8.º gr. de 39 pag. / Um brado contra as monterias de cerco aos lobos na provincia do Alemtejo. Ibi, na mesma typ., 1875. 8.º gr. de 18 pag."
[in Dicionário Bibliográfico Português de Inocêncio Francisco da Silva, Vol. XIII]
Nota: No Dicionário de pseudónimos e iniciais de escritores portugueses, de Adriano Guerra Andrade (BN), diz-nos que o autor assina também como "J. P. de M. e C."
0 comentários:
Enviar um comentário