sábado, 27 de janeiro de 2007


A Caça no Brasil

Curioso "Manual do Caçador ... em toda a America Tropical acompanhado de um glossario dos termos usuaes da caça, ..., Rio de Janeiro, 1860".

"Dos Cães de Caça:

... todas as espécies de cães se pode, por meio da educação e ensino, tirar partido para aquella caça a que mais os tiver ageitado a natureza; pois fora absurdo querer destinar a perseguir veados um cão pesado e de pernas curtas, ou a seguir as pacas, na terra e na agua, e a metter-se pelas suas tocas, um grande rafeiro ou mastim. Fundadas nesta verdade os caçadores distinguem principalmente os cães, segundo aquella para que, em virtude dos seus dotes e propensões naturaes, os destinam com mais vantagens do que outros: assim chamam cães de mostra ou perdigueiros os que especialmente se votam à caça das perdizes. Estes são de rastro (setters) quando seguem a perdiz com o focinho no chão, e ventores (pointers) quando farejam de alto, que são os mais estimados ..."

[ler integralmente a obra, aqui]

1 comentários:

Edu disse...

Muito interessante o link do livro. Na página 52 do livro há uma ilustração de um cão que parece ser um Perdigueiro Ibérico (antepassado do Perdigueiro Português), mostrando que era comum a presença dessa raça por aqui no Brasil.