domingo, 18 de março de 2007

O POINTER


"A origem do Pointer Inglês é bastante controversa. Alguns estudiosos afirmam que o Pointer originou-se na Espanha e outros defendem que foi desenvolvido na Inglaterra, a partir de cruzamentos de Bloodhound, Foxhounds e Greyhounds. Segundo William Arkwright, reconhecido como o maior estudioso da raça, o Pointer Inglês originou-se no Oriente, de onde foi levado para a Itália, passando pela Espanha (onde teria desenvolvido sua estrutura de crânio atual) e finalmente, da Espanha para a Inglaterra onde se desenvolveu até atingir sua forma moderna.

Os Pointers foram apresentados em exposições pela primeira vez no ano de 1859 em Newcastle-on-Tyne, Northumberland. Esta exposição tinha como objetivo mostrar que bons cães de caça poderiam ser bonitos, bem estruturados e inicialmente era restrita a Pointers e Setters. Com o sucesso obtido, foi ampliando as raças participantes e é considerada a precursora das atuais exposições de estrutura e beleza. Já em 1877, a Westminster Kennel Club, a mais importante exposição cinófila mundial tinha inscritos mais de 100 Pointers.

O Pointer traz no nome sua principal função: encontrar a presa e 'apontá-la' (to point) para o caçador. Para desempenhar bem essa atividade, o Pointer possui um faro excepcional, e apresenta extrema agilidade e grande força física que lhe permite percorrer grandes distâncias até encontrar a caça (...)

Um dado curioso sobre o comportamento dos cães de aponte, nos quais incluem-se os Pointers e os Setters é levantado por Stanley Coren, autor do livro 'A Inteligência dos Cães'. Segundo ele, o comportamento típico desses cães, que, ao localizar a presa assumem sua postura característica, ficando imóveis, seria o resultado de um 'curto-circuito', uma sobrecarga neural que 'congela' o animal diante da presa. A ausência deste 'curto-circuito' impeliria o animal sobre a caça. O mesmo tipo de comportamento pode ser observado nos lobos, onde um animal-guia, 'congela' apontando a presa e mantendo sua postura até que o restante dos membros efetive o ataque (...)
"

[In Dogtimes (sublinhados nossos) - Ler mais aqui]

0 comentários: