segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

LIVRO DA MONTARIA

"Livro da Montaria feito por D. João I Rei de Portugal. Conforme o Manuscrito nº 4352 da Bibliotteca Nacional de Lisboa. Publicado por ordem da Academia de Sciencias de Lisboa por Francisco Maria Esteves Pereira. Coimbra, Imprensa da Universidade, 1918"

Eis El-Rei D. João I a aconselhar os monteiros, a ensina-los a que horas passava "o porco-bravo" e como se saberia pelas suas pegadas. O grande caçador disserta, ainda, "como se distingue as pegadas de javali das do veado" e como, por isso mesmo, se deve "examinar a frescura da terra, os paus quebrados, as ervas pisadas, e o orvalho, se o há". Livro de montaria, da perfeita montaria, de caça, mas também um testemunho da própria organização social e política do reino. Afinal servir o Rei seria sempre o mesmo que servir o país. Tanto na guerra como a "cercar" o javali. Obra notável a todos os títulos.

Sobre o livro, refira-se como complemento: Vocabulário de caça no "Livro de montaria" de D. João I, de Maria Madalena Álvaro Dionísio Branco, Lisboa, 1959 / Libro de Montería del rey Juan I de Portugal [ed. facsímile, introd. Manuel Terrón Albarrán e trad. de Gonzalo de Macedo Sherman], Madrid, Circulo de Bibliofilia Venatoria, 1990 [nota: facsímile da copia da BNP] / Bibliografia clássica do livro da montaria de D. João I, por Maria Helena de Teves Costa Urena Prieto, Coimbra, Associação Internacional de Lusitanistas, 1992 / A arte de ser bom cavaleiro [Tese mestrado em Literatura Portuguesa, Univ. Lisboa - Texto policopiado], de Maria Isabel Dias, 1995 / O homem, o animal e a floresta [Texto policopiado]: uma abordagem ao Livro da Montaria de D. João I de Portugal, por Maria Manuela Ribeiro de Almeida Gomes, Univ. do Minho, 1997 / Livro de Montaria feito por El-Rei D. Joao I de Portugal, c/ introdução, leitura e notas de Manuela Mendonça, Mar de Letras, 2003

2 comentários:

Francisco Carvalho disse...

bom blog
convido o a ir visitar o meu
www.carvalhofracisco.blogspot.com

Américo Caseiro disse...

O texto integral da edição de Esteves Pereira do Livro da Montaria está na www - no archive. org

Pesquisar
"Livro da montaria, feito por D.João I, rei de Portugal, conforme o manuscrito 4352 da Biblioteca Nacional de Lisboa; pub. por ordem da Academia das Sciências de Lisboa" - John I, King of Portugal, 1357-1433

Edição crítica do "Livro da montaria":

Abalo Buceta, José María
"El livro da Montaria de D.João I de Portugal (1415-1433)", 2009
Universidad de Valladolid. Faculdad de Filosofia y Letras

http://uvadoc.es/handle/10324/127

Abalo Buceta informa que há outra edição, esta moderna, que está à espera de ser editada

Adelino Almeida Calado da Universidade de Aveiro que esteve para ser editada pela Imprensa Nacional e agora vai ser publicada por uma Universidade Galega (a de Vigo)