domingo, 14 de janeiro de 2007

O CÃO DE PARAR - EDITAL


"um cão perdigueiro de dous narizes, o melhor da matilha" [Camilo]

Sendo presente que existe um conjunto estimado de documentos escritos sobre o cão de parar, de altíssima memória, ou trabalhos autorizados sobre o elogio do cão - "de aves, de falcão, de busca, de mostra, de parar" - e outros, bem valiosos, que a poeira dos arquivos condena ao esquecimento; sabendo que há um grémio de ilustres e respeitados amantes das "antigas artes de cetraria, altanaria ou montaria" e do perdigueiro português, em particular; não se desconhecendo que o debate, entre diligentes espíritos lusitanos, levanta inspiradas perplexidades, generosas polémicas e amenas narrativas, quase sempre de quantiosa erudição; vêm estes apontamentos dar testemunho da vivacidade sobre o estudo e a grandeza do debate sobre o "cão de parar", louvando e prestando homenagem fraternal ao Mestre A. C., cuja familiaridade e sensibilidade a esta narrativa nos assombra e encanta. A ele, pois, este espaço de conversação e de elogio do cão.

Declaramos, pois, que O Cão de Parar está aberto a todos os seus amantes, recenseando informações e memórias (bio)bibliográficas, registando curiosidades, elogios, testemunhos, notícias e apontamentos, para que destas inscrições & impressões se desenvolva o gosto e o mérito sobre este antiquíssimo saber, que põe em convívio a natureza, o homem, os deuses e os animais. Que a demanda seja proveitosa.

E para que conste, aos leitores, se fez este edital. Vale!

1 comentários:

Edu disse...

Olá!


Gostei muito do seu blog!


Sou do Brasil (Niterói - Rio de Janeiro) e dono de uma PP. Por aqui ainda é uma raça rara e desconhecida...vamos ver se isso muda!
Pode dizer de onde é aquela citação do Camilo Castelo Branco? Sabe se ele caçava e que cães tinha?
Eu estudo literatura portuguesa... acabei descobrindo que o Herculano tinha um cão dos alpes (será um são bernardo?) que lhe foi dado pelo Camilo!


abraço!

Eduardo da Cruz