sábado, 5 de dezembro de 2009

ANTÓNIO RODRIGUES PIMENTEL



[Ms.] TRATADO DA CURIOSIDADE DA CAÇA DA MONTARIA, offerecido ao muito alto, e poderoso Rey D. João IV, legitimo successor da Monarquia Lusitana. Escrito a 4 de Janeiro de 1649 - composto por António Rodrigues Pimentel, "natural da vila de Aldeia Gallega do Ribatejo, caçador do Serenissimo rey D. João I". [in Diogo Barbosa, T. IV]

O original, "que vimos, consta de tres livros. O primeiro tem vinte e seis capitulos, o segundo trinta, e o terceiro dezanove. Conserva-se no Archivo da Serenissima Casa de Bragança" [ibidem]

2 comentários:

Edu disse...

Adorei seu blog!


Sou do Brasil (Niterói - Rio de Janeiro) e dono de uma PP. Por aqui ainda é uma raça rara e desconhecida...vamos ver se isso muda!
Pode dizer de onde é aquela citação do Camilo Castelo Branco? Sabe se ele caçava e que cães tinha?
Eu estudo literatura portuguesa... acabei descobrindo que o Herculano tinha um cão dos alpes (será um são bernardo?) que lhe foi dado pelo Camilo!


Muito interessante o link do livro A Caça no Brasil. Na página 52 do livro há uma ilustração de um cão que parece ser um Perdigueiro Ibérico (antepassado do Perdigueiro Português), mostrando que era comum a presença dessa raça por aqui no Brasil.
Abraço!

Eduardo

Américo Caseiro disse...

Na edição críica de Abalo Buceta, "El livro da Montaria de D. João I de Portugal (1415-1433)"Livro da montaria" - http://uvadoc.uva.es/handle/10324/127 - o autor informa (na nota da pág. 28) sobre a localização do Manuscrito de António Rodrigues Pimentel.